´kawasaki suas caracteristicas
Kawasaki apresenta modelo renovado para a temporada 2009Texto: Equipe MotoX - Fotos: Lucídio Arruda / Maurício Arruda
A Kawasaki KX 250F 2009 não é apenas mais um "rostinho bonito". Além dos novos plásticos o modelo passou por completa reforma no motor e chassi. Um novo pacote que deixou o modelo ainda mais competitivo.
Os engenheiros da Kawasaki realmente botaram as mãos na massa ao projetar o modelo 2009. Pode-se dizer que a motocicleta é completamente nova. À primeira vista o novo visual é o que chama a atenção. Os plásticos ganharam um novo tom de verde e as linhas ficaram mais arredondadas e harmoniosas. Gosto é gosto e cada um tem o seu, mas quem viu ao vivo a KXF não deixou de elogiar o novo visual do modelo.
A motocicleta ganhou ainda um ar mais agressivo, graças ao novo pára-lama traseiro que aponta para cima. Acabou aquela impressão de traseira caída comum aos modelos anteriores. Mas as mudanças visuais são as menos importantes neste caso. A KX250F 2009 é praticamente uma nova moto e os destaques vão para o novo quadro e o novo motor.
Vamos conferir as principais novidades:
Motor: As mudanças foram tão grandes que não é preciso abrir o motor para perceber que é diferente. Externamente nota-se a mudança inclusive com rotas completamente novas das mangueiras do líquido de refrigeração.
A primeira modificação foi a redução da capacidade de óleo de 1,5 litro para 1,3 diminuindo o peso total e perdas mecânicas.
O cabeçote foi completamente redesenhado com dutos de admissão projetados para um melhor desempenho, principalmente em altas rotações. Os dutos recebem ainda um acabamento especial deixando a superfície mais lisa. O novo tensionador da corrente é cerca de 30% mais eficiente que o modelo anterior em termos de desperdício da força do motor.
Quadro: Completamente redesenhado é seis milimetros mais estreito que o modelo antigo em sua parte superior na região do banco. Na região das pedaleiras é mais largo para oferecer melhor "grip" para o piloto.
A seção dianteira é completamente nova e a posição do motor ficou mais avançada. O acesso a vela de ignição ficou bem mais fácil. O quadro 2009 é 1kg mais leve que o anterior. O subquadro também perdeu peso, cerca de 590 gramas.
O pivô da balança traseira - que também é completamente nova (400 gramas mais leve) foi posicionado um pouco mais acima no quadro para melhorar a tração.
Suspensões: Na frente um novo garfo Showa de dupla câmara com as canelas com tratamento de titânio extra-duro. Atrás o amortecedor tem um novo lay-out, melhor acessibilidade para ajustes e nova calibragem de compressão principalmente no final do curso.
A motocicleta recebeu ainda uma série de refinamentos como banco mais estreito e espuma mais resistente, capa anti-derrapante, pedaleiras com uma plataforma 40mm maior, melhor proteção para os freios e manetes. O ajuste do regulador em movimento da embreagem
Conclusão
A Kawasaki KX250F apresenta um pacote competitivo logo nas configurações originais. O ponto alto do novo modelo é o motor, que agradou a todos que andaram na motocicleta mesmo com escape e ponteira originais. As características do motor prometem agradar desde os mais iniciantes até os pilotos mais avançados. É claro que sempre teremos os pilotos que vão querer tirar algo a mais deste motor, mas em nossa avaliação ele vai satisfazer mais de 95% dos pilotos da maneira como veio de fábrica.
As suspensões e ciclística, sempre um ponto forte das Kawasaki, não ficam atrás. Acompanham muito bem o motor e tem a característica de trabalhar melhor a medida que o terreno vai piorando.
A motocicleta já vem pronta para as competições e precisará de pouquíssimas modificações para chegar ao resultado ideal de cada piloto.
Outro ponto a favor das KXF no Brasil é o pós venda. A American Cross, importadora das Kawasaki de competição, é uma empresa 100% focada no mercado off-road o que se traduz na boa assistência e disponibilidade de peças originais de reposição. A empresa foi responsável pela onda verde que avançou pelas pistas brasileiras recentemente e no que depender dela, e das características do modelo 2009 da KX250F, esse movimento só tende a aumentar.
A Kawasaki KX 250F 2009 não é apenas mais um "rostinho bonito". Além dos novos plásticos o modelo passou por completa reforma no motor e chassi. Um novo pacote que deixou o modelo ainda mais competitivo.
Os engenheiros da Kawasaki realmente botaram as mãos na massa ao projetar o modelo 2009. Pode-se dizer que a motocicleta é completamente nova. À primeira vista o novo visual é o que chama a atenção. Os plásticos ganharam um novo tom de verde e as linhas ficaram mais arredondadas e harmoniosas. Gosto é gosto e cada um tem o seu, mas quem viu ao vivo a KXF não deixou de elogiar o novo visual do modelo.
A motocicleta ganhou ainda um ar mais agressivo, graças ao novo pára-lama traseiro que aponta para cima. Acabou aquela impressão de traseira caída comum aos modelos anteriores. Mas as mudanças visuais são as menos importantes neste caso. A KX250F 2009 é praticamente uma nova moto e os destaques vão para o novo quadro e o novo motor.
Vamos conferir as principais novidades:
Novo conjunto do quadro e motor. |
A primeira modificação foi a redução da capacidade de óleo de 1,5 litro para 1,3 diminuindo o peso total e perdas mecânicas.
O cabeçote foi completamente redesenhado com dutos de admissão projetados para um melhor desempenho, principalmente em altas rotações. Os dutos recebem ainda um acabamento especial deixando a superfície mais lisa. O novo tensionador da corrente é cerca de 30% mais eficiente que o modelo anterior em termos de desperdício da força do motor.
Quadro 2008 à esquerda e 2009 à direita
As válvulas de admissão e escape são de uma nova liga de titânio extremamente leve e resistente permitindo uma subida de giros mais rápida do motor, a promessa também é de maior durabilidade. Escapamento e ponteira tem novos desenhos e diâmetros.
O virabrequim foi rebalanceado seguindo a receita das motos oficiais da equipe norte-americana - que conquistou o título da categoria nesta temporada com Ryan Villopoto. O resultado é uma menor vibração e consequentemente maior performance.
Os radiadores cresceram em capacidade e resistência. Bem mais robustos eles ganharam ainda um bracinho adicional de fixação melhorando a proteção em quedas. Como já mencionado acima as rotas das mangueiras são novas aproveitando melhor a capacidade de resfriamento.
Câmbio: O mecanismo de acionamento é completamente novo melhorando a precisão das trocas e durabilidade do conjunto. As engrenagens estão mais fortes. O visor de óleo também mudou assim como as tampas de embreagem e magneto são mais rígidas e resistentes segundo as informações da fábrica.
O virabrequim foi rebalanceado seguindo a receita das motos oficiais da equipe norte-americana - que conquistou o título da categoria nesta temporada com Ryan Villopoto. O resultado é uma menor vibração e consequentemente maior performance.
Os radiadores cresceram em capacidade e resistência. Bem mais robustos eles ganharam ainda um bracinho adicional de fixação melhorando a proteção em quedas. Como já mencionado acima as rotas das mangueiras são novas aproveitando melhor a capacidade de resfriamento.
Câmbio: O mecanismo de acionamento é completamente novo melhorando a precisão das trocas e durabilidade do conjunto. As engrenagens estão mais fortes. O visor de óleo também mudou assim como as tampas de embreagem e magneto são mais rígidas e resistentes segundo as informações da fábrica.
Os radiadores estão com maior capacidade e têm a estrutura reforçada.
Mesmo nas aterrisagens mais drásticas as suspensões não atingiram fim de curso. |
A seção dianteira é completamente nova e a posição do motor ficou mais avançada. O acesso a vela de ignição ficou bem mais fácil. O quadro 2009 é 1kg mais leve que o anterior. O subquadro também perdeu peso, cerca de 590 gramas.
O pivô da balança traseira - que também é completamente nova (400 gramas mais leve) foi posicionado um pouco mais acima no quadro para melhorar a tração.
Suspensões: Na frente um novo garfo Showa de dupla câmara com as canelas com tratamento de titânio extra-duro. Atrás o amortecedor tem um novo lay-out, melhor acessibilidade para ajustes e nova calibragem de compressão principalmente no final do curso.
A motocicleta recebeu ainda uma série de refinamentos como banco mais estreito e espuma mais resistente, capa anti-derrapante, pedaleiras com uma plataforma 40mm maior, melhor proteção para os freios e manetes. O ajuste do regulador em movimento da embreagem
Resumindo, eu poderia até andar mais rápido com uma 250cc do que com uma 450cc, exatamente por conseguir explorar mais a motocicleta, mas minha diversão caia pela metade. Andar na KXF 2009 me fez reconsiderar essa posição, pois realmente ela tem um motor surpreendente que, unido a maior leveza das 250cc, resultou em mais do que eu esperava da verdinha.
É nítida a evolução, apenas não espere que ela ande mais do que uma 2008 bem preparada. Claro há sempre o que explorar em uma moto original, mas o que agrada não é só a potência e sim a faixa de utilização que seguramente a deixou eficiente e divertida.
No teste extrapolei o giro infinitas vezes, realmente exagerei na preguiça em trocar as marchas durante algumas voltas e ainda assim a força estava lá. Optar por um giro mais redondo e eficiente também funcionou, a KXF mostrou que está com mais folêgo independente da faixa de giro e esta é uma excelente notícia.
Para efeito de comparação, as motos preparadas desta categoria que eu já andei privilegiam as altas rotações provocando buracos na aceleração. A força existe mas as faixas de giro utilizáveis são limitadas. Isto não ocorre com esta moto, que chega com um acerto que sem dúvida vai satisfazer a maior parcela dos pilotos.
As suspensões e a ciclística claramente evoluíram, acredito que este seja o melhor chassi de alumínio já feito pela Kawasaki. O que também me surpreendeu foi o comportamento do amortecedor traseiro. Passando da recepção em um salto ou pegando um buraco inesperado sua reação foi sempre manter a moto na direção desejada. Meu único senão vai para o câmbio, poderia ser mais macio, mas é possível que as engrenagens estivessem se ajustando durante minhas voltas, as primeiras da unidade que testamos".
É nítida a evolução, apenas não espere que ela ande mais do que uma 2008 bem preparada. Claro há sempre o que explorar em uma moto original, mas o que agrada não é só a potência e sim a faixa de utilização que seguramente a deixou eficiente e divertida.
Para efeito de comparação, as motos preparadas desta categoria que eu já andei privilegiam as altas rotações provocando buracos na aceleração. A força existe mas as faixas de giro utilizáveis são limitadas. Isto não ocorre com esta moto, que chega com um acerto que sem dúvida vai satisfazer a maior parcela dos pilotos.
As suspensões e a ciclística claramente evoluíram, acredito que este seja o melhor chassi de alumínio já feito pela Kawasaki. O que também me surpreendeu foi o comportamento do amortecedor traseiro. Passando da recepção em um salto ou pegando um buraco inesperado sua reação foi sempre manter a moto na direção desejada. Meu único senão vai para o câmbio, poderia ser mais macio, mas é possível que as engrenagens estivessem se ajustando durante minhas voltas, as primeiras da unidade que testamos".
Conclusão
As suspensões e ciclística, sempre um ponto forte das Kawasaki, não ficam atrás. Acompanham muito bem o motor e tem a característica de trabalhar melhor a medida que o terreno vai piorando.
A motocicleta já vem pronta para as competições e precisará de pouquíssimas modificações para chegar ao resultado ideal de cada piloto.
Outro ponto a favor das KXF no Brasil é o pós venda. A American Cross, importadora das Kawasaki de competição, é uma empresa 100% focada no mercado off-road o que se traduz na boa assistência e disponibilidade de peças originais de reposição. A empresa foi responsável pela onda verde que avançou pelas pistas brasileiras recentemente e no que depender dela, e das características do modelo 2009 da KX250F, esse movimento só tende a aumentar.
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